blog

Grota de Angico

gda220220001São muitas as histórias que cercam a morte de Lampião, Maria Bonita e vários outros cangaceiros no dia 28 de julho de 1938, no local que ficou conhecido como Grota de Angicos.

Ali, eles foram surpreendidos por uma "volante" (como eram chamadas as forças policiais da época), e os relatos são de uma batalha sangrenta que culminou com o extermínio de parte do bando e a fuga de outra parte.

 

 

As histórias começam na forma como a volante teria adquirido conhecimento sobre a presença de Lampião no local, passam pelos motivos que faziam que ele tivesse confiança irrestrita no lugar, e continuam com relatos assombrosos sobre o desenrolar da batalha propriamente dita e o pós-batalha.

O local onde tudo isto aconteceu está preservado e pode ser visitado por quem for à Piranhas (AL) e região. A Grota do Angico fica a cerca de 600 metros do Espaço Ecológico Angicos (um restaurante com área de lazer na margem do Rio São Francisco) e também pode ser atingido por meio de uma trilha um pouco mais longa, com cerca de 2.200 metros, a partir do Cangaço Eco Parque (situado um pouco mais abaixo no rio). Ambos os resorts ficam no município sergipano de Canindé de São Francisco, mas a Grota fica no município vizinho de Poço Redondo.

É para a Grota de Angicos que os resorts conduzem os turistas que desejam fazer a chamada "Rota do Cangaço", um percurso a pé que culmina com a visitação do local onde Lampião foi abatido. No caminho, os guias contam toda a história de Lampião e o seu bando, e assim vão atiçando a curiosidade sobre os fatos ali ocorridos. Consta, inclusive, que o caminho até lá teria sido a última trilha feita por Lampião e o seu grupo (apesar de existirem controvérsias sobre se ele teria ido pelo caminho mais curto ou pelo caminho mais longo).

Quando a caminhada termina, na Grota de Angicos, a(o) guia acomoda todos ao seu redor e continua contando os detalhes da batalha sangrenta. Placas e cruzes erguidas pela Prefeitura de Poço Redondo no local atestam os fatos ocorridos e são objeto de disputa pelos visitantes, que não querem voltar sem ter uma foto sua feita ao lado das mesmas.

Depois de mortos, as cabeças de Lampião, Maria Bonita e os demais foram separadas dos corpos e expostas na escadaria da Prefeitura de Piranhas. Um episódio horroroso da nossa história, mas que atesta a dramaticidade dos eventos ali ocorridos na década de 1930.

Para conhecer a famosa Grota de Angicos, portanto, basta ir até o Cangaço Eco Parque ou o Restaurante Ecológico Angicos. A caminhada maior (a partir do Cangaço Eco Parque), permite uma imersão mais profunda na história de Lampião, do cangaço de uma forma geral e dos eventos ali ocorridos, já que o percurso mais longo permite que mais histórias sejam contadas ao longo do caminho. Mas, se o tempo for curto, a opção por Angicos leva ao mesmo destino em tempo bem menor. De qualquer forma, é impensável ir até Piranhas (AL) e deixar de conhecer este local tão importante para a história do cangaço e do nosso próprio país.

Imagens

Procurar

Assine nosso conteúdo exclusivo

Inscreva-se