blog

Cânios de Xingó

O Cânion do Xingó, entre os estados de Sergipe e Alagoas, mostra que o nordeste brasileiro possui atrações que vão muito além de suas praias maravilhosas e rica culinária. o Cânion, no Rio São Francisco, é um verdadeiro tesouro escondido, onde é possível fazer um passeio de catamarã por suas águas verdes e por entre seus paredões de pedras alaranjadas.

Como dito no nosso texto sobre o delta do São Francisco (que também vale ser lido a quem esteja pensando em se deslocar até essa região), o rio em si foi descoberto por Américo Vespúcio em 4 de outubro de 1501, dia de São Francisco de Assis e assim foi chamado em homenagem ao santo.

O Velho Chico é imenso, nascendo em Minas Gerais, passando pela Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, antes de desembocar no Oceano Atlântico. E é na divisa entre estes dois últimos estados que se encontra o Cânion do Xingó.

Quem diria que a atração tema desse texto só veio a existir em 1994, depois que a Usina Hidrelétrica do Xingó foi construída. Antes disso, a área, hoje atração turística, era somente uma fenda entre dois picos de montanhas próximas.

O rio Xingó é um dos inúmeros braços do Velho Chico, já na parte alagoana. Com a construção da barragem do Xingó, o Rio São Francisco triplicou seu tamanho, retendo seu volume e inundando as áreas ao redor. Um desses locais é hoje o chamado Cânion do Xingó.

O Cânion do Xingó fica na margem alagoana do rio, mas independente de onde o turista venha – de Sergipe ou Alagoas – o percurso é basicamente o mesmo, e o ponto final é um passeio por entre os paredões do Xingó e um mergulho em suas águas verdes.

Saindo de Aracaju, o trajeto de ônibus dura 3 horas para ir e 3 horas para voltar. O percurso é longo e cansativo. Afinal, juntando ida e volta dá um total de 6 horas na estrada, fora o passeio de catamarã, a parada no cânion para nadar e andar de canoa, e o almoço.

Já saindo de Maceió o trajeto é ainda mais extenso, levando 4 horas só para chegar à cidade base de Piranhas. Imagina ficar 8 horas dentro de um ônibus! É mais tempo de estrada do que de passeio em si.

Independente disso, para sair de catamarã em direção ao Cânion do Xingó é preciso estar ou na cidade de Canindé de São Francisco, no Sergipe, ou na cidade de Piranhas, em Alagoas. Passar uma noite nestas cidades base como descanso na viagem é opcional, portanto, mas recomendado.

Imagens

Procurar

Assine nosso conteúdo exclusivo

Inscreva-se